top of page
 
 
 
 
 
 

 

Em 2011, a Universidade britânica de Newcastle decidiu testar o comportamento de cinco voluntários em uma pesquisa sobre o descarte de lixo. O desafio era ter a lixeira vigiada por algumas semanas.

 

Dentro do lixo, uma câmera de smartphone fotograva tudo aquilo que era descartado. Em seguida, o sistema publicava as imagens no Facebook do dono da casa. 

 

O objetivo da pesquisa foi promover a conscientização sobre o destino correto de resíduos e estimular a reciclagem.

 

Para saber mais, acesse o link.

 
 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Como você lida
 
com seu lixo?
 
 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 

 

 
                   
                     5 dicas
                     de reciclagem
 
 

1)Compre embalagens econômicas. Alimentos e bebidas embalados de forma unitária geram mais lixo. Prefira embalagens maiores e que sejam envoltas com menor quantidade de papel ou plástico. 

 

2)Doe roupas e objetos em vez de descartá-los.Além de ajudar quem precisa, você evita que esses materiais poluam o meio ambiente.

 

3)Respeite a política de reciclagem do seu município.Saiba em quais dias da semana a coleta seletiva passa na sua casa e não descarte o lixo reciclável junto com o lixo doméstico.

 

4)Conheça técnicas de compostagem.Se você tem uma pequena horta ou um espaço onde cultive plantas, não desperdice a chance de fazer uma compostagem. Restos de frutas ou verduras geram um excelente adubo, rico em nutrientes.

 

5) Descarte seu óleo e lixo eletrônico de forma apropriada.A maioria dos municípios não disponibiliza coleta domiciliar desse tipo de resíduo. Então, cabe a você pesquisar por postos de coleta e fazer o descarte correto de pilhas, baterias, eletrodomésticos e de óleo, inclusive.

 

 

Para ter acesso a outras dicas, clique no link.

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 

 

Uma ferramenta

para evitar o desperdício

de alimentos

 

De olho na comida que 

vai para o lixo, o Google se uniu a uma rede de supermercados inglesa,a Sainsbury. A parceria deu origem a um site e um aplicativo. A ideia é sugerir receitas ao usuário que quer aproveitar as "sobras" que encontra na geladeira.

 

Por meio de um comando de voz ou pelo teclado é possível listar até nove ingredientes e receber sugestões de pratos especiais. Ao todo, estão disponíveis no Sainsbury Food Rescue 1200 receitas.

 

A iniciativa partiu do Google e visa reduzir o desperdício de alimentos na Grã-Betanha, que chega a 4,2 milhões de toneladas por ano. 

 

No site e no aplicativo, também é possível quantificar a economia gerada com o uso dos alimentos que seriam descartados. O valor é dado em libras, moeda local.

 

Quando opta por fazer uma das receitas sugeridas, o internauta pode salvar essa informação e contribuir para o compilamento de dados. Assim, fica fácil consultar o desempenho de cada área da federação no combate ao desperdício.

 

Leia mais no site

Planeta Sustentável.

 

 

 

 

Restaurante

sustentável

 

Durante a Vienna Design Week de 2013, na Áustria, foi montado um restaurante que aceitava lixo em troca de descontos para comer e beber no local.

 

A ideia de criar o restaurante temporário foi de uma empresa de bio inteligência em parceria com uma chefe de cozinha. 

 

Os sacos de lixo eram pesados na entrada do restaurante e convertidos em vouchers. Todo o material orgânico foi enviado a uma fazenda próxima para a produção de biogás.

 

A proposta do restaurante era estimular o reaproveitamento de restos de comida para gerar energia, no caso, o biogás, que pode ser usado em substituição ao gás de cozinha.

 

 

Outras informações podem ser obtidas no site de Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

 

 

 

 

 

 

 

Quanto tempo o lixo leva para se decompor?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      Papel 3 a 6 meses   

                                Alumínio 200 a 500 anos

 

 

    Lixo orgânico 2 a 12 meses   

 

                                  Vidro 200 a 500 anos

 

 

 Lixo radioativo 250 anos ou mais  

 

 

        

    

 Plástico no mínimo 400 anos

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page